01 maio 2013

Morte Súbita

Nome Original: The Casual Vacancy
Autora: J. K Rowling
Editora: Nova Fronteira
N° de Páginas: 504
Ano: 2012
Categoria: Ficção Inglesa
Narrador: Onisciente

Sinopse:
Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.

Resenha:
Durante uns bons seis capítulos, estava me decepcionando com o livro. Talvez, como qualquer fã da saga Harry Potter, estivesse esperando alguma ligação com a saga, mesmo que fosse miníma, mas não há. Rowling me surpreendeu com o livro. Não há resquícios de fantasia na história. Há a verdade nua e crua, em tudo.

Mas depois, a história fica relativamente mais interessante. Não é como em Harry Potter, que nosso herói foi apresentado como "O menino que sobreviveu ao Avada Kedavra". Você descobre coisas sobre as personagens até o último capítulo. Você se surpreende todo o tempo com o que elas são capazes de fazer. Eu, pessoalmente, tive uma péssima opinião sobre vários personagens, no início. Mas, com o tempo, Rowling apresenta-nos o seu passado, e é impossível não sentir pena, raiva, ou compaixão.

Apenas mais um detalhe: será impossível, depois de ler o livro, ouvir a música Umbrella, de Rihanna e Jay-Z, sem se lembrar de algumas personagens, É tipo uma música-tema.


Um comentário:

  1. É so ficar um tempo sem entrar aqui com vocês e ja tem gente nova

    kkk'

    Olá Bia, esse é o primeiro post que eu leio de sua autoria.

    Munto legal, todos que leram me falaram que a diva da literatura se superou e muito. como se tivesse sido outra pessoa que tivesse escrito HP, mas sua literatura foi evoluindo com o tempo, e percebemos isso em Harry Potter mesmo.

    Espero em breve ler Morte Subita, pq não esta mais dando ficar em J.k

    Parabens pela resenha e sucesso.

    http://leitoresdonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir