09 novembro 2015

O Concorrente • Resenha

Detalhes
Nome: O Concorrente
Nome Original: The Running Man
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Nº de Páginas: 310
Ano: 1982
Categoria: Aventura, ação, distopía
Narrador: Observador

 No ano de 2025, a maior parte da população vive na pobreza e muitos apostariam o pouco que tem para reverter essa situação.

 Sendo assim, uma emissora de tv chamada GratuiTV propõe uma vida milionária e maravilhosa nos mais absurdos programas e reality shows, onde o prêmio só é alcançado após muita tortura e mortes.


Cartões plásticos com tarefas foram lidos e mostrados entre o grupo. Houveram resmungos abafados, vivas e vaias. (...)
- Esse tal de Quanto Calor Você Aguenta, nossa, eu detesto calor...
- Esteira para a Grana, puxa, eu não sabia que meu coração estava...
- Ei Jake, você já viu esse tal de Nade nos Crocodilos?


 Richards é um homem de 28 anos, casado e pai de uma menininha portadora de influenza, uma doença que atinge seus pulmões em função da poluição do ar que contaminou planeta. Ter um emprego fixo é praticamente impossível e vivendo uma situação extrema onde a vida da sua filha está em jogo, Richards resolve entrar no jogo.

 Para isso ele terá que passar por diversas etapas com mais uma fila de 9 quarteirões de pessoas que também querem ser o concorrente que irá vencer o programa mais disputado da televisão

 Quando li Jogos Vorazes achei a história incrível e resolvi pesquisar mais sobre o tema. Iludida achando que era algo inovador - como sempre acontece comigo - vi que existem outras obras no mesmo estilo e que já foram lançadas a anos, como Battle Royalle e esta fascinante história do King, O Concorrente.

 Eu, sendo apreciadora dos livros do Stephen, fui atrás e hoje tenho em mãos esta história que possui um enredo tão bem planejado e que aborda um tema tão atual - as distopías - que me surpreende ao pensar que foi feito em 1982 (vendo meu histórico de leituras mais recentes).

É díficil dizer o por quê é tão bom sem revelar informações cruciais para uma boa leitura sem spoilers, porém, o que posso dizer é que esta obra nada mais é que uma aventura cheia de ação, drama, suspense, um toque de humor e muitos plots twists - coisas que eu adoro.




Adaptação cinematográfica:
The Running Man - O Sobrevivente
(1987)

Estrelado por Arnold Schwarzenegger, a adaptação com roteiro de Steven E. de Souza não condiz nada com a história original, ou seja, é levemente baseada no livro. O livro - como a maioria das vezes - é muito melhor que o filme. Observando as críticas podemos ver que não agradou tanto assim o público e na época de lançamento faturou menos de 1/4 do dinheiro gasto na produção. Alguém saiu no prejuízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário